segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Inclusão de deficientes e menos qualificados no mercado de trabalho


Fórum Profissional –

No dia 28/07/2010 ocorreu o fórum profissional de nossa turma, no auditório do SENAC de São José do Rio Preto, cujo tema foi "Inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais e baixa qualificação no mercado de trabalho" onde convidamos profissionais qualificados para debater este tema, como o professor Nazareth B. Mamede, a assistente social da AACD Franciani Donini, e a assistente social e coordenadora da Cooperlagos Tereza M. Paglioto.
Além dos profissionais, convidamos os alunos do Jovem Aprendiz para participar do debate, havia em torno de sessenta pessoas.
O grupo se dividiu em cinco funções, que são: Organização (Larissa P. e Priscila), Marketing (Gabriela, Guilherme A., Guilherme H., Gustavo, Jeferson, Paulo e Walyson), Reportagem (Larissa M. e Talita), Recepção (Lucas. Renan e Natália) e Mediadores (Monalisa e Priscila)
A Eu e a Priscila iniciaram o debate passando um vídeo com o propósito de relatar sobre a visão da sociedade em relação aos deficientes. Logo após o término do vídeo o mediador profº Mamede tomou a palavra questionando o que é ser deficiente. Tivemos o relato de uma pessoa da platéia sobre o acidente que sofreu e que lamentavelmente teve meia perna amputada, o que gerou uma discussão ainda maior com mais pessoas, interagindo ainda mais no debate.
Mais adiante, a assistente social Franciani contou um pouco sobre sua vivência com os deficientes da Associação AACD, e também a assistente social Tereza contou sua experiência com as pessoas menos favorecidas perante o mercado de trabalho, mostrando um pequeno vídeo sobre a dificuldade dos jovens em conseguir um emprego.
Finalizamos o fórum com uma mensagem de reflexão de que devemos ter confiança em nós mesmos acreditando sempre de que somos capazes.Foi uma ótima experiencia organizar um fórum,aprendemos muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário